Elevadores Brasil
10/04/2018 - Releases

Transformação digital: thyssenkrupp lança no Brasil solução de manutenção preditiva de elevadores, a partir de inteligência artificial e realidade mista da Microsoft

• MAX, solução da thyssenkrupp que utiliza recursos de inteligência artificial e IoT na plataforma de nuvem Microsoft Azure, pode reduzir o tempo de inatividade do elevador em até 50% • Hoje, mais de 120 mil elevadores no mundo já estão conectados com o sistema e enviando dados para a nuvem. A thyssenkrupp estima conectar 28 mil elevadores no Brasil • Solução amplia possibilidades para os técnicos de manutenção, com o uso do HoloLens, dispositivo de realidade mista da Microsoft • Em breve, MAX estará disponível também para escadas rolantes; na Alemanha e Espanha o serviço já é realidade

O Brasil experimentará uma grande mudança na mobilidade urbana com MAX, primeira solução de manutenção preditiva para elevadores do mundo, lançamento da thyssenkrupp, líder mundial em desenvolvimento tecnológico para mobilidade urbana. Baseada em soluções de inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT) da plataforma de nuvem Microsoft Azure, MAX pode reduzir pela metade o tempo atual que os elevadores ficam fora de operação, aumentando significativamente a disponibilidade dos equipamentos e a eficiência de transporte nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. O serviço também amplia as alternativas e a comunicação com os técnicos de manutenção, a partir do uso do HoloLens, dispositivo de realidade mista da Microsoft.

Hoje, 50 unidades piloto equipadas com MAX já estão em funcionamento no Brasil, atuando de forma preditiva. Os dados enviados para a nuvem da Microsoft são analisados a partir de um algoritmo exclusivo, resultando em diagnósticos precisos capazes de prever falhas com antecedência, permitindo que os técnicos da thyssenkrupp possam atuar nos equipamentos antes mesmo da ocorrência de problemas relevantes, evitando que o elevador fique fora de operação.

A thyssenkrupp possui mais de 120 mil elevadores já conectados com o sistema nos EUA, Alemanha, Espanha e Coreia do Sul. Agora expande as aplicações do MAX para o Brasil e, em breve, para os demais países da América Latina. O Brasil é o 6º maior mercado do mundo para o segmento de elevadores com 400 mil unidades instaladas. A thyssenkrupp espera conectar 28 mil elevadores no Brasil com o lançamento do MAX.

“As cidades modernas exigem inovações que atendam aos desafios da urbanização. Com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e especialmente a vida de mais de um bilhão de pessoas que utilizam elevadores todos os dias nas grandes cidades, a thyssenkrupp lançou o MAX”, afirma Sérgio Cardoso, Vice-presidente Mundial de Operações da thyssenkrupp Elevator. Segundo o executivo, os benefícios do MAX são reais e representam uma verdadeira revolução na forma como se presta serviços de manutenção na indústria de elevadores. “Em um edifício conectado ao MAX, as pessoas não vão perder tempo esperando pelos elevadores”, acrescenta Cardoso.

Além da redução do tempo de inatividade dos elevadores, com o MAX as intervenções técnicas são também mais rápidas. Em alguns casos, é possível resolver um problema antes mesmo de o cliente detectar ou perceber uma falha no elevador.

“O uso eficiente dos dados é fundamental para que a Inteligência Artificial proporcione maior impacto e um diferencial competitivo para qualquer indústria. A thyssenkrupp é um exemplo de transformação digital ao desenvolver um serviço inovador para seus clientes, utilizando a inteligência artificial a partir da análise preditiva de sua grande base de dados, além de otimizar suas operações de manutenção de elevadores de forma inovadora utilizando Hololens”, afirma Paula Bellizia, presidente da Microsoft Brasil.

Entre os edifícios icônicos cujos elevadores já estão conectados à nuvem por meio do MAX, está o One World Trade Center, em Nova York, EUA. O prédio possui elevadores que se deslocam do térreo ao 102o andar em apenas 60 segundos, e drives regenerativos que convertem a energia produzida quando os elevadores desaceleram e que pode ser usada para reduzir significativamente o consumo de energia elétrica do edifício. Agora equipada com as tecnologias MAX e HoloLens, a torre está estabelecendo novos padrões de sustentabilidade e de eficiência energética.

Recentemente, após disponibilizar os serviços do MAX para escadas rolantes, a thyssenkrupp firmou contratos para a instalação da tecnologia em 30 unidades no Aeroporto de Hamburgo, na Alemanha, e em 137 escadas rolantes no Metrô de Valencia, na Espanha, que transporta mais de 62 milhões de passageiros/ano.

Realidade virtual e mista
Em combinação com MAX, a thyssenkrupp está incorporando constantemente em suas operações de campo o uso do HoloLens, dispositivo de realidade mista da Microsoft, que oferece um novo olhar aos técnicos de manutenção da empresa. Combinando soluções de Internet das Coisas (IoT) com o Microsoft HoloLens, os técnicos podem otimizar o modo como se preparam e executam a manutenção.

No ambiente virtual é possível acessar o histórico do elevador, visualizar imagens em 3D das peças para facilitar a visualização e identificação do problema e consultar, por meio de uma chamada de vídeo, um engenheiro da empresa que remotamente poderá auxiliá-lo de qualquer outro lugar, com acesso às mesmas imagens que o técnico tem do local onde está executando a manutenção. O resultado é uma economia significativa de tempo e melhor atendimento ao cliente.

Outras inovações
Com base nas vantagens apresentadas pelas tecnologias conectadas à nuvem, a thyssenkrupp também está trabalhando para melhorar sua logística de serviços. Juntamente com a TeleRetail, empresa suíça de software, a thyssenkrupp está iniciando testes com robôs de entrega para transportar de forma mais ágil pelas grandes cidades as peças de reposição que os técnicos de manutenção precisam receber durante o atendimento a um cliente. A solução visa acelerar o processo de entrega e com menor impacto no meio ambiente, pois tiraria das ruas o transporte por veículos ou motos. Além disso, informações sobre o status de entrega podem ser obtidas rapidamente por meio de uma Plataforma de Automação de Logística online.

A empresa também reitera seu compromisso com as cidades inteligentes, por meio de suas novas soluções, que visam tornar as cidades nos melhores do mundo para as pessoas viverem. Produtos como o MULTI, primeiro elevador sem cabos do mundo que se movimenta na vertical e horizontal e está entre as 24 melhores invenções de 2017, segundo a revista Time, e a ACCEL, sistema exclusivo de esteiras rolantes que oferece alta capacidade de transporte contribuem de forma expressiva para o design das smart cities, que apresentam novas demandas e desafios que o setor deve enfrentar.

Vídeos MAX e HoloLens: https://www.thyssenkrupp-elevator.com/en/videos/

Sobre a thyssenkrupp Elevadores
A área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil é uma das maiores fabricantes de tecnologias de elevação no País. O parque fabril e a matriz estão instalados em Guaíba, Rio Grande do Sul. A empresa emprega cerca de 4.000 funcionários e alcançou uma receita de mais de 1,3 bilhão de reais (ano fiscal 2015/2016). A fábrica atende o mercado nacional e também exporta para a América Latina. No Brasil, são 67 filiais e postos de serviços localizados em diferentes capitais e cidades brasileiras, garantindo cobertura nacional na manutenção de elevadores, escadas e esteiras rolantes.

Referência em tecnologia, em mais de 70 anos de atuação no Brasil, a thyssenkrupp assina mais de 100 mil elevadores instalados em projetos comerciais, residenciais, shoppings, hotéis, hospitais, universidades, aeroportos, metrôs, estádios de futebol, museus, entre outros. Em obras de infraestrutura urbana, a marca está presente na expansão do Metrô de São Paulo e nas novas estações do Metrô do Rio de Janeiro. A thyssenkrupp também é referência nos principais aeroportos do país com quase 300 equipamentos instalados no RIOgaleão, Aeroporto Internacional de Guarulhos, Aeroporto Internacional de Brasília, entre outros. Na prestação de Serviços, a carteira de clientes corporativos possui marcas como: Itaú, Bradesco, Santander, Citibank, Rede Accor, Hilton, Hyatt, Sheraton e Telefônica, entre outros.

thyssenkrupp Elevator
A thyssenkrupp Elevator reúne as atividades globais do Grupo em sistemas de transporte de passageiros. Com vendas de € 7,7 bilhões no ano fiscal de 2016/2017 e clientes em 150 países, a thyssenkrupp Elevator construiu sua posição como uma das maiores empresas de elevadores do mundo, em apenas 40 anos, aplicando as capacidades únicas de engenharia da thyssenkrupp. Com mais de 50.000 funcionários altamente qualificados, a empresa oferece produtos e serviços inteligentes e inovadores projetados para atender às necessidades individuais dos clientes. O portfólio inclui elevadores de passageiros e de carga, escadas rolantes, esteiras rolantes, pontes de embarque, plataformas e cadeiras elevatórias, bem como soluções de serviços sob medida para todos os produtos. Mais de 1.000 locais ao redor do mundo oferecem uma extensa rede de vendas e serviços para garantir a proximidade com os clientes.

Sobre a Microsoft Brasil
A Microsoft está no Brasil há 29 anos e é uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Com a missão de empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais por meio da tecnologia, a Microsoft quer promover a transformação digital de seus clientes. Desde 2003 a empresa investiu mais de R$ 560 milhões levando tecnologia gratuitamente para cerca de 2.800 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais.
 

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