31/10/2017 - Releases

thyssenkrupp conquista o German Design Award com a cabina do MULTI, primeiro elevador sem cabos do mundo

• O design inovador da cabina combina materiais ultraleves com uma vista privilegiada de uma tecnologia revolucionária de elevador • O prestigiado prêmio será entregue aos vencedores, dia 9 de fevereiro de 2018, na Alemanha

A cabina do sistema de elevadores MULTI ganhou o German Design Award 2018 na categoria "Buildings and Elements". O prêmio criado pelo German Design Council é um dos mais prestigiados internacionalmente para projetos de design inovadores.

O conceito de design da cabina foi desenvolvido pela Junior Professorship in Industrial Design Engineering da Technische Universität Dresden. A agência de design neongrau criou o conceito de iluminação e a interface, enquanto a cabina foi construída pela Composyst GmbH. Atualmente, a cabina leve e transparente está em exibição no lobby da torre de teste da thyssenkrupp para elevadores de alta velocidade em Rottweil, na Alemanha.

O prêmio enfatiza o objetivo da thyssenkrupp Elevator em combinar funcionalidade e forma. "O sistema de elevadores MULTI não se move apenas verticalmente, mas também horizontalmente. A tecnologia revolucionária é refletida pelo design da cabina futurista, bem como pela interface verdadeiramente icônica", comenta a equipe alemã do Design Award.

Tecnologia e Design Revolucionários
Sem cabos, com o MULTI não importa se sua viagem é para cima, para baixo ou para os lados. O elevador, que ainda está sendo testado, revolucionará toda a indústria. Consequentemente, a thyssenkrupp Elevator também explorou novas formas de design. O contato com os potenciais clientes revelou forte interesse para que a tecnologia do elevador estivesse visível aos passageiros, de preferência através de uma cabina transparente (panorâmica), que permitisse uma vista grandiosa do poço, bem como do edifício inteiro quando se viaja com o Multi.

Dr. Thomas Kuczera, chefe de desenvolvimento mecânico do MULTI, afirma: "Nosso desafio era desenvolver uma cabina leve, que fosse ainda mais leve que o peso otimizado do motor linear e com um design moderno e transparente".

Carbono ou fibras de carbono, por exemplo, fios de nylon carbonizados e oxidados foram a solução. Stefan Utecht, diretor-gerente da Composyst GmbH, explica: "O material inovador é tão forte como o aço, mas pesa um terço menos do que a liga". O material não corrói mesmo em clima úmido e pode ser moldado facilemte – por isso, os cantos da cabina MULTI são arredondados - e necessita de muito menos manutenção do que os sistemas tradicionais de elevadores. A estabilidade, a funcionalidade e quase nenhum limite para o design são as principais vantagens deste tipo de construção ultraleve.

Painel de operação inovador
Não só o exterior da cabina é um atrativo. O interior, com seu painel de operação, é inovador também. S A estrutura circular capta as direções das viagens da cabina dentro do poço. A direção atual da viagem está sempre em exibição, assim como as opções para mudar de andar ou de cabina para outras direções. Embora as paredes tenham apenas alguns milímetros de resistência, os técnicos e designers conseguiram integrar discretamente a ventilação, a iluminação e o sistema de som. Esse é apenas outro motivo pelo qual viajar pela MULTI é uma experiência fascinante.

O peso leve é o que mais importa: as peças feitas de carbono pesam apenas 150 quilos. Uma cabina comparável de aço inoxidável pesa cerca de 500 quilos - mesmo sem cordas e contrapeso. Incluindo portas, porta de entrada e display, a cabina com dimensões de 1.80 x 1.25 x 2.20 metros e capacidade para oito passageiros pesa apenas 300 quilos.

O sistema de elevação MULTI
Devido à urbanização global e à construção de edifícios cada vez maiores, a thyssenkrupp começou a reinventar o elevador. O sistema MULTI ajuda a transformar os arranha-céus em cidades verticais - e atua como um sistema de metrô dentro desses prédios. Em áreas densamente povoadas, a mobilidade eficiente não é um luxo, mas pura necessidade. Isso faz do MULTI uma das inovações mais importantes em relação à mobilidade urbana e faz das cidades os melhores lugares para se viver. Atualmente, o elevador sem cabos está sendo testado na torre de teste da thyssenkrupp em Rottweil, na Alemanha. Em 2020, o primeiro sistema MULTI será instalado na Torre Eastside em Berlim. Pelo desenvolvimento do MULTI, a thyssenkrupp já recebeu o Edison Awards em Nova York em 2017: ganhou ouro na categoria "Transporte e Logística".

Sobre o Prêmio Alemão de Design
O German Design Award aborda produtos e projetos inovadores, bem como inventores e produtores que abrem caminho no cenário de design alemão e internacional.
O prêmio visa descobrir e apresentar tendências de design únicas. O prêmio que foi criado em 2012 está entre os concursos de design mais renomados em todo o mundo e com grande reputação, não só entre os profissionais de designer.

thyssenkrupp Elevadores
A área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil é uma das maiores fabricantes de tecnologias de elevação no País. O parque fabril e a matriz estão instalados em Guaíba, Rio Grande do Sul. A empresa emprega cerca de 3.800 funcionários e alcançou uma receita de mais de 1,3 bilhão de reais (ano fiscal 2015/2016). A fábrica atende o mercado nacional e também exporta para a América Latina. No Brasil, são 63 filiais e postos de serviços localizados em diferentes capitais e cidades brasileiras, garantindo cobertura nacional na manutenção de elevadores, escadas e esteiras rolantes.

thyssenkrupp Elevator
A thyssenkrupp Elevator reúne as atividades globais do Grupo em sistemas de transporte de passageiros. Com vendas de € 7,5 bilhões no ano fiscal de 2015/2016 e clientes em 150 países, a thyssenkrupp Elevator construiu sua posição como uma das maiores empresas de elevadores do mundo, em apenas 40 anos, aplicando as capacidades únicas de engenharia da thyssenkrupp. Com mais de 50.000 funcionários altamente qualificados, a empresa oferece produtos e serviços inteligentes e inovadores projetados para atender às necessidades individuais dos clientes. O portfólio inclui elevadores de passageiros e de carga, escadas rolantes, esteiras rolantes, pontes de embarque, plataformas e cadeiras elevatórias, bem como soluções de serviços sob medida para todos os produtos. Mais de 900 locais ao redor do mundo oferecem uma extensa rede de vendas e serviços para garantir a proximidade com os clientes.
   

Downloads

Faça o download deste press release e seus materiais.