20/10/2017 - Releases

thyssenkrupp abre para visitação a mais alta plataforma da Alemanha localizada no topo da torre de testes, em Rottweil

• Os turistas poderão desfrutar de uma vista privilegiada de 360º da região, a 232 metros de altura • A torre é a mais nova atração turística da região e um marco da engenharia e da inovação • O primeiro elevador sem cabos do mundo, o Multi, que permite várias cabinas se deslocando no mesmo poço, é o principal projeto em teste na nova torre

Quase três anos após a cerimônia de inauguração do projeto, a thyssenkrupp acaba de abrir para visitação a plataforma de observação de vidro da torre de testes construída em Rottweil, Alemanha. Localizada no último andar da construção de 232 metros de altura, a plataforma é a mais alta da Alemanha e proporciona uma visão panorâmica de 360 graus da região em torno de Rottweil, com vistas para a Floresta Negra e as montanhas dos Alpes Suábios.

Projetada pelos renomados arquitetos Helmut Jahn e Werner Sobek, a torre representa a fusão da engenharia inovadora e sustentável com a paisagem histórica de Rottweil. O design evoca os principais marcos arquitetônicos da cidade, como as igrejas medievais e as torres de defesa. Por isso, a torre está sendo considerada uma das construções mais emblemáticas do Sul da Alemanha e com forte apelo turístico. 

"Durante toda a fase de construção, quase nada deu errado e estou muito orgulhoso de a obra ter sido concluída dentro do orçamento e do prazo planejado”, destaca Andreas Schierenbeck, CEO da thyssenkrupp Elevator. Segundo o CEO, a torre de teste está ajudando a revolucionar a indústria de elevadores global. “Desde dezembro de 2016, estamos testando na torre, os elevadores de alta velocidade desenvolvidos para transformar as cidades nos melhores lugares para se viver”.

As tecnologias futuristas que estão sendo testadas em Rottweil incluem especialmente, o MULTI, primeiro elevador sem cabos do mundo. O novo sistema, que usa a tecnologia de levitação magnética Transrapid, ocupa três dos 12 poços da torre. O MULTI oferece várias cabinas operando em loop, como um sistema de metrô dentro de um prédio. Isso não só aumenta a capacidade de transporte em até 50%, mas também reduz o espaço necessário para o elevador no prédio. Além disso, os elevadores podem se mover lateralmente, bem como verticalmente, e sem limitações de altura, o que permite possibilidades sem precedentes na arquitetura dos edifícios.

Para Heinrich Hiesinger, CEO da thyssenkrupp AG, a torre é "um futuro laboratório para uma nova era na tecnologia de elevação e um exemplo impressionante do poder inovador e das habilidades de engenharia da thyssenkrupp".

O Grupo thyssenkrupp investiu cerca de 40 milhões de euros na construção da nova torre que, juntamente com a fábrica de elevadores em Neuhausen auf den Fildern e o eixo de pesquisa e desenvolvimento das cidades universitárias de Zurique, Munique e Stuttgart com mais de 10 mil alunos, é o maior centro de inovação para tecnologia de elevadores da Alemanha.

A torre pesará 40 mil toneladas quando concluída - até oito mil elefantes africanos. Desde a cerimônia de inauguração em outubro de 2014, 15 mil metros cúbicos de concreto e mais de 2.500 toneladas de aço foram usados para construir a torre. Nos horários de pico, até 150 trabalhadores desafiaram o vento e o clima para completar o prédio mais alto de Baden-Württemberg. Para envolver a torre foram mais de 17 mil metros quadrados de fibra de vidro, cuja textura não só dá à construção “algo especial”, mas também a protege da intensa luz do sol e reduz o movimento do prédio, quebrando a força dos ventos.

thyssenkrupp Elevadores
A área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil é uma das maiores fabricantes de tecnologias de elevação no País. O parque fabril e a matriz estão instalados em Guaíba, Rio Grande do Sul. A empresa emprega cerca de 3.800 funcionários e alcançou uma receita de mais de 1,3 bilhão de reais (ano fiscal 2015/2016). A fábrica atende o mercado nacional e também exporta para a América Latina. No Brasil, são 63 filiais e postos de serviços localizados em diferentes capitais e cidades brasileiras, garantindo cobertura nacional na manutenção de elevadores, escadas e esteiras rolantes.

thyssenkrupp Elevator
A thyssenkrupp Elevator reúne as atividades globais do Grupo em sistemas de transporte de passageiros. Com vendas de € 7,5 bilhões no ano fiscal de 2015/2016 e clientes em 150 países, a thyssenkrupp Elevator construiu sua posição como uma das maiores empresas de elevadores do mundo, em apenas 40 anos, aplicando as capacidades únicas de engenharia da thyssenkrupp. Com mais de 50.000 funcionários altamente qualificados, a empresa oferece produtos e serviços inteligentes e inovadores projetados para atender às necessidades individuais dos clientes. O portfólio inclui elevadores de passageiros e de carga, escadas rolantes, esteiras rolantes, pontes de embarque, plataformas e cadeiras elevatórias, bem como soluções de serviços sob medida para todos os produtos. Mais de 900 locais ao redor do mundo oferecem uma extensa rede de vendas e serviços para garantir a proximidade com os clientes.

 

Downloads

Faça o download deste press release e seus materiais.