Elevadores Brasil
21/12/2017 - Releases

A thyssenkrupp promove treinamento para o Corpo de Bombeiros Militar de Ituiutaba (MG)

• Iniciativa visa capacitação técnica de bombeiros no resgate seguro de passageiros presos no elevador

A thyssenkrup Elevadores, por meio da filial Minas Gerais/Interior realizará no próximo dia 22 de dezembro um treinamento gratuito para o Corpo de bombeiros Militar de Ituiutaba (MG) sobre resgate seguro de passageiros presos no elevador.

A inciativa surgiu a partir da norma técnica da NBR 16083/2012, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que prevê que o resgate de passageiros presos no elevador só pode ser feito por técnicos da empresa que presta serviços de manutenção para o condomínio ou o Corpo de Bombeiros.

“O objetivo do treinamento é compartilhar conhecimento técnico adequado com os militares do batalhão para que estejam aptos a fazer as intervenções de forma segura e eficaz, atendendo ao que a norma técnica NBR 16083/2012, estabelece”, afirma Anderson Maia, Gerente da Filial Minas Gerais/Interior da área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil.

Realizado a partir das 9h30 na sede do Corpo de Bombeiros, localizada à Avenida 19, 228, no Centro de Ituiutaba, o treinamento será proferido por inspetores de campo da empresa e irá capacitar 22 bombeiros do batalhão no resgate seguro. Através da parte teórica, os bombeiros receberão informações sobre como funciona o elevador; quais são as principais peças e componentes do equipamento; quais são os cuidados que devem ser tomados para garantir seu pleno funcionamento e os procedimentos corretos para evitar problemas ou acidentes, visando a segurança dos passageiros transportados, entre outros. Já na parte prática, que ocorrerá no Hospital Nossa Senhora d’ Abadia, localizado à Avenida 16, 1648, no Centro, os bombeiros realizarão uma simulação de resgate de passageiros presos no elevador. Ao final do treinamento, todos os militares receberão o certificado de conclusão.

A thyssenkrupp recomenda as seguintes medidas em caso de passageiro preso no elevador:

1) Chame a empresa que responde pela manutenção do elevador;
2) Identifique em qual piso o elevador está parado;
3) Contate o passageiro e converse com ele, procurando tranquilizá-lo até a chegada do resgate;
4) Oriente o passageiro para que ele não tente sair do elevador sozinho;
5) Em situações graves, fora de controle, acione o Corpo de Bombeiros.

thyssenkrupp Elevadores
A área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil é uma das maiores fabricantes de tecnologias de elevação no País. O parque fabril e a matriz estão instalados em Guaíba, Rio Grande do Sul. A empresa emprega cerca de 3.800 funcionários e alcançou uma receita de mais de 1,3 bilhão de reais (ano fiscal 2015/2016). A fábrica atende o mercado nacional e também exporta para a América Latina. No Brasil, são 63 filiais e postos de serviços localizados em diferentes capitais e cidades brasileiras, garantindo cobertura nacional na manutenção de elevadores, escadas e esteiras rolantes.

 

Downloads

Faça o download deste press release e seus materiais.